LIBRAS NO VESTIBULAR

LIBRAS NO VESTIBULAR: A EXPERIÊNCIA DA UFPR

Descrição: No processo vestibular bilíngue do curso de licenciatura em Letras Libras, modalidade presencial, foi atribuída à Libras status de língua principal na mediação do processo de avaliação, como ação afirmativa de política linguística no ensino superior, pela UFPR, desde o ingresso da primeira turma, em 2015. A organização da prova em videolibras requer uma metodologia de produção específica, baseada em uma concepção de letramento que dá centralidade à experiência visual no processo de apropriação de conhecimento pelos estudantes surdos. Temos desenvolvido estudos sobre o letramento de Fernandes (2003, 2006, 2014) que comprovam que sujeitos surdos estabelecem com o texto uma relação de natureza essencialmente visual, cuja internalização de sentidos depende da mediação da libras. Ancorada nesses pressupostos, a metodologia de produção das provas e de tradução dos materiais didáticos está sempre contextualizada em referenciais visuais compostas de linguagem verbal (libras e legendas em português para termos técnicos) e não-verbal (fotos, desenhos, esquemas, símbolos…), de modo a potencializar associações, inferências e reflexões para a constituição dos sentidos do texto. O desenvolvimento desse processo parte da interação dialógica entre pesquisadores e profissionais especializados e do protagonismo dos estudantes surdos, sujeitos da política educacional, no planejamento de ações e decisões que envolvem seu acesso e permanência na UFPR.

Processo Seletivo Letras Libras 2018/2019

Processo Seletivo Letras Libras 2017/2018

Processo Seletivo Letras Libras 2016/2017

Processo Seletivo Letras Libras 2015/2016

Processo Seletivo Letras Libras 2014/2015