PERFIL DO EGRESSO

O profissional formado em Licenciatura em Letras-Libras estará habilitado a atuar como professor de libras como primeira língua para surdos, nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e no ensino médio, ou como professor de Libras como segunda língua para ouvintes, nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio (tal como previsto no Decreto nº 5.626). Além disso, o professor de Libras poderá também atuar no ensino da Libras em contextos de educação não-formal (governamentais ou não-governamentais), como federações e associações de surdos.
Com base na ampla produção científica já desenvolvida nas áreas da Linguística das Línguas de Sinais, da Literatura Surda e dos Estudos Culturais Surdos, o Curso de Licenciatura em Letras-Libras visa desenvolver as seguintes competências e habilidades:

• Produção e compreensão da Libras como primeira e/ou segunda língua nos diferentes gêneros textuais, formais e informais.
  • Descrição, análise e explicação da estrutura e funcionamento da Libras em seus aspectos fonológicos, morfossintáticos, semânticos e discursivo-pragmáticos, na perspectiva diacrônica e sincrônica.
  • Capacidade de compreender os fenômenos sociolinguísticos que envolvem a língua de sinais e a língua portuguesa como línguas de fronteira em comunidades bilíngues.
  • Domínio de repertório de termos especializados através dos quais se pode discutir e transmitir a fundamentação do conhecimento da língua e da literatura em Libras.
  • Atitude investigativa que favoreça processo contínuo de construção do conhecimento na área com ampla utilização de recursos tecnológicos na produção e registro da Libras.
  • Domínio técnico-científico para desenvolvimento de estratégias e produção de materiais para transposição didática do conhecimento da área em que atua.
  • Capacidade de articulação do trabalho pedagógico de sua área de atuação com as demais áreas, para enfrentamento de situações de natureza multifacetada, sobretudo envolvendo a inclusão escolar de estudantes surdos.

Atualizado em 20 de março de 2019