Projetos de pesquisa

SUELI DE FÁTIMA FERNANDES

Libras no museu: acessibilidade linguística e acesso à cultura para pessoas surdas. (2017 – Atual)

Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver estratégias para a difusão social da Libras no espaço museológico, contribuindo para a acessibilidade linguística, acesso à cultura e inclusão social de pessoas surdas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, pretende definir indicadores de acessibilidade linguística, por meio de questionário aplicado à comunidade surda da UFPR, para desenvolver projeto de intervenção no Museu Paranaense. Como produtos desenvolvidos pretende-se a produção de materiais visuais acessíveis em parte do acervo, fundamentados em uma concepção dialógica de linguagem e letramento acadêmico bilíngue, contribuindo para a difusão, circulação e visibilidade da Libras em espaços culturais da cidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sueli de Fátima Fernandes – Coordenador.
Número de orientações: 5

 

Tradução e letramento: Contribuições à política de educação bilíngue para surdos no ensino superior. (2017 – Atual)

Descrição: A presença da comunidade surda na universidade, demanda políticas afirmativas de acesso e permanência que efetivem o direito à educação bilíngue, ou seja, a garantia da comunicação, produção e apropriação de conhecimento em língua brasileira de sinais (Libras) e em língua portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua. Investido desse pressuposto, este projeto tem como objetivo oportunizar a escuta das necessidades da comunidade surda universitária e desenvolver projeto de intervenção, que contemple a relação entre tradução Libras/língua portuguesa e letramento acadêmico bilíngue, na Universidade. Com base em pesquisa etnográfica buscar-se-á conhecer, compreender e intervir na realidade social em respostas às demandas enunciadas pela comunidade surda na interação dialógica com os diferentes atores envolvidos na política institucional, com destaque ao protagonismo dos sujeitos surdos nas decisões que os envolvem.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Sueli de Fátima Fernandes – Coordenador / Jonatas Medeiros – Integrante / Rhaul de Lemos – Integrante / Eziom-Geber Emmanuel Gusmão Palmeira Limeira – Integrante / Paula Cristina Roque – Integrante / RAFAEL HENKLEIN – Integrante / GABRIELA F. ROCHA CORRÊA – Integrante / Fernanda Martins de Brito – Integrante / Ingrid Rodrigues Morgado – Integrante.

 

MARCELO PORTO

Gestualidade e iconicidade: transferências visuais no processo de comunicação de surdos. (2016 – Atual)

Descrição: As línguas de sinais sempre foram vistas como uma língua menosprezada socialmente, grande parte, por apresentarem um alto grau de iconicidade. Tal característica foi reforçada pelos estudos linguísticos tradicionais, como conhecimentos secundários e sem importância para descrições das línguas. Atualmente os aspectos da visualidade vêm ganhando seu espaço nos estudos científicos, em especial, na área da comunicação e adentrando os estudos linguísticos (CUXAC, 2005). É nessa abordagem teórica que o presente projeto de pesquisa se respalda. Nela, a imagem se constrói por meio da iconicidade do signo visual e assim são construídas relações prováveis de significância. Dessa forma, o presente estudo visa preencher uma lacuna de valorização da gestualidade e da iconicidade na teoria linguística, contribuindo para o enriquecimento e utilização da comunicação em sinais. Partindo dessas considerações, a presente proposta de investigação tem por objetivo ampliar a descrição linguística realizada por Porto (2016) sobre os tipos de transferências que ocorrem em momentos de comunicação entre surdos em que os sinais não foram convencionados. A pesquisa contará com 30 sujeitos surdos em que seus familiares não utilizem a libras. A eles serão pedidos para relatarem em vídeo a explicação de como estabelecem a comunicação com seus familiares e relatarem como convencionaram os sinais. A análise partirá desses relatos de experiência. Após essa etapa observará a estrutura e o funcionamento dos tipos de transferências visuais utilizados nessa comunicação conhecida como caseira ou familiar. Para análise dos dados utilizaremos os tipos de transferências visuais estudados pelo linguista Cuxac (2005). Dessa forma, poderemos observar e descrever o funcionamento dos tipos de transferências visuais sob os aspectos linguísticos da iconicidade e da gestualidade encontrados nesses relatos de experiência dos surdos. Palavras-chave: Língua de sinais. Libras. Iconicidade. Transferências visuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marcelo Porto – Coordenador.
Ditos populares – Expressões Idiomáticas – vertidos do português para língua brasileira de sinais (2016 – Atual)

Descrição: O presente projeto de pesquisa consiste em reunir o maior número possível de frases consideradas como Ditos populares – Expressões Idiomáticas ? tais como: antigos ditados, adágios, entre outros buscando por meio da pesquisa entender e esclarecer seus conceitos no passado e se mantém no presente ? ou relaciona com o uso. Para tanto, o trabalho não se trata em traduções literais por se referir às estruturas sintáticas, semânticas e morfológicas diferentes da estrutura sintática da língua portuguesa, ou seja, pertencem a duas estruturas linguísticas e de línguas diferentes. Dessa forma, são consideradas traduções livres. De acordo com a literatura especializada (BARBOSA; ROJO), a tradução não estará para língua fonte, mas para a língua alvo, visto que se trata da modulação e da equivalência de língua enquanto instrumento de análise de entendimentos diversos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Marcelo Porto – Coordenador / Aldemar Balbino da Costa – Integrante.

 

LÍDIA DA SILVA

Aquisição de Libras como segunda língua por ouvintes. (2015 – 2018)

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o processo de aquisição de Libras como segunda língua por ouvintes. Para fazer um estudo sobre aquisição de linguagem é necessário definir um embasamento teórico para sustentar a análise. No nosso caso, teorias cognitivas, interacionistas ou inatistas são pertinentes já que o foco não é a defesa de uma dada abordagem epistemológica, mas sim a explicação do fenômeno aquisicional nas diferentes perspectivas dos participantes do grupo de trabalho. Além disso, estudos sobre aquisição da linguagem precisam demonstrar a estrutura gramatical da língua que se pretende estudar, por isso, neste projeto de pesquisa a investigação dos fenômenos gramaticais da Libras se dará em nível fonético-fonológico, morfológico, sintático e semântico/pragmático. Não obstante, a pesquisa linguística que insere-se no campo da aquisição da linguagem trata de diversos contextos, sujeitos e metodologias. Desta forma, nossos estudos se aterão a dois eixos temáticos, quais sejam: 1) Estudos de aspectos relacionados à presença e à difusão da Libras entre os ouvintes em diversos contextos. 2) Estudos relacionados ao ensino e aprendizagem da Libras pelos ouvintes. Em nossas análises vamos procurar sempre reafirmar a proposta bilíngue que envolve, em última instância, os sujeitos surdos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Lídia da Silva – Coordenador / Joana Bonato – Integrante / Thayse Goulard – Integrante / ELISSANE ZIMMERMANN DYNIEWIC – Integrante / Amanda Regina Silva – Integrante.

 

KLÍCIA DE ARAÚJO CAMPOS

A tradução de Literatura de Cordel para Libras (2018 – Atual)

Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva a tradução para Libras da Literatura de Cordel. A questão colocada é: Quais são os desafios numa tradução de Literatura de cordel para Libras? Uma dos desafios maiores é o fato de a comunidade surda no Brasil desconhecer os regionalismos nordestinos específicos da Literatura de Cordel. O objetivo geral da minha pesquisa é analisar e traduzir dois folhetos. O trabalho tem seu foco no tradutor surdo e na tradução interlingual, do português escrito para Libras. O tradutor surdo tem experiência com a comunidade surda que pode colaborar com a sociedade e cultura nordestina como a literatura de cordel, a gíria e o regionalismo nordestino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Klícia de Araújo Campos – Coordenador / Vinicius Rodrigo de Araújo Pinheiro – Integrante / Ronaldy Pavão Heitkoetter – Integrante.
Glossário Libras: Criando um novo tema de Literatura (2017 – Atual)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rachel Sutton-Spence em 21/03/2017.

Descrição: Este projeto tem como objetivo criar um glossário em Libras de termos usados no campo acadêmico de literatura surda e sinalizada, e considerar os elementos mais teóricos sobre a criação dos termos e seus usos no campo de literatura. Especificamente, o projeto vai coletar sinais relacionados ao campo de literatura de diversas fontes (por exemplo, glossários do internet, vídeos de letras libras EaD) e fornecer as definições. Vai pensar não apenas nas traduções de termos literárias em português mas sim nos termos relacionados especificamente ao campo de literatura em línguas de sinais. A análise dos sinais vai mostrar as fontes etimológicas, fonológicas e morfológicas dos sinais, e vai investigar as influências das língas faladas sobre os sinais neste campo acadêmico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .

Integrantes: Klícia de Araújo Campos – Integrante / Rachel Sutton-Spence – Coordenador / Márcia Dilma Felício – Integrante / Daltro Roque Carvalho da Silva Júnior – Integrante / Fernanda de Araújo Machado – Integrante / Paulo Henrique Pereira – Integrante.

 

KELLY PRISCILLA LÓDDO CEZAR

Gêneros Textuais e o ensino para surdos (2016 – Atual)

Descrição: O presente projeto institucional tem por objetivo elaborar sequências didáticas utilizando os gêneros textuais para auxiliar no ensino da educação bilíngue dos surdos. Para atender ao objetivo proposto, a pesquisa está organizada em dois grandes momentos: 1) elaborar sequências didáticas com enfoque nos gêneros textuais para o ensino da língua portuguesa escrita para surdos e o ensino sobre o funcionamento da língua brasileira de sinais; 2) Aplicar e adequar às propostas desenvolvidas em ambientes educacionais para os surdos: escolas de surdos; escolas inclusivas; sala de recursos. A proposta de investigação visa contribuir com a elaboração de materiais para com o professor da educação básica a obter uma alternativa de sequência didática capaz de auxiliar na aprendizagem dos surdos ? formação de professores. A intenção é articular as principais queixas de aprendizado da escrita por parte dos alunos surdos (CEZAR, 2014; 2015) com abordagem dos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2002), bem como as teorias linguísticas sobre o processo de aprendizagem de uma língua visual-espacial (DELGADO-MARTINS, 1998). Trata-se de um projeto inserido na Linguística Aplicada (CESAR; CAVALCANTI, 2007; SIGNORINI; CAVALCANTI, 1998; MOITA LOPES, 2013), uma area que, dos anos 1990 para os dias atuais, passou por mudanças fundamentais nos modos de produzir conhecimento, focando em problemas com relevância social para exigir respostas teóricas que trouxessem benefícios sociais a seus participantes (Moita Lopes 1996)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (2) .
Integrantes: Kelly Priscilla Lóddo Cezar – Coordenador.

 

JEFFERSON DIEGO DE JESUS

Educação bilíngue para surdos na escola inclusiva: um estudo do atendimento educacional especializado (aee) na regiao metropolitana norte de Curitiba (2018 – Atual)

Descrição: A década de O direito à educação bilíngue, é consensual no campo das políticas educacionais, compreendendo o acesso à língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o aprendizado do português como segunda língua na modalidade escrita, para crianças e jovens surdos. A partir da oficialização da Lei de Libras e das diretrizes do Decreto Federal 5626/2005, a educação bilíngue tem sido incorporada nos principais textos legais de diretrizes para a educação nacional, destacando a Meta 4, Estratégia 4.7, do Plano Nacional de Educação (2014) que prevê a oferta em dois contextos educacionais: a escola/classe bilíngue para surdos e a escola inclusiva, por meio do atendimento educacional especializado (AEE). Dado esse cenário, e buscando contribuir para o debate e análise da qualidade das políticas educacionais para surdos, esse projeto objetiva realizar um estudo da política de educação bilíngue para surdos na escola inclusiva com atendimento educacional especializado (AEE) na Região Metropolitana norte de Curitiba. Por meio de pesquisa de caráter qualitativo, será realizada revisão de literatura e pesquisa de textos legais que subsidiam a política educacional de inclusão para surdos nos municípios. De forma complementar, o levantamento de dados no campo de investigação, objetivará o mapeamento de matrículas de alunos surdos na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, além da identificação do perfil dos professores que atuam no AEE, por meio de aplicação de questionário bilíngue (libras e português). A partir dos resultados obtidos, pretendemos apresentar um panorama do atendimento educacional especializado na região, com base nas reflexões realizadas por autores ligados ao campo dos Estudos Surdos em Educação, buscando compreender o sentido da educação bilíngue em sua realidade concreta das escolas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jefferson Diego de Jesus – Coordenador.
Educação bilíngue para surdos na escola inclusiva: um estudo do atendimento educacional especializado (aee) na regiao metropolitana norte de curitiba (2018 – Atual)

Descrição: A década de O direito à educação bilíngue, é consensual no campo das políticas educacionais, compreendendo o acesso à língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o aprendizado do português como segunda língua na modalidade escrita, para crianças e jovens surdos. A partir da oficialização da Lei de Libras e das diretrizes do Decreto Federal 5626/2005, a educação bilíngue tem sido incorporada nos principais textos legais de diretrizes para a educação nacional, destacando a Meta 4, Estratégia 4.7, do Plano Nacional de Educação (2014) que prevê a oferta em dois contextos educacionais: a escola/classe bilíngue para surdos e a escola inclusiva, por meio do atendimento educacional especializado (AEE). Dado esse cenário, e buscando contribuir para o debate e análise da qualidade das políticas educacionais para surdos, esse projeto objetiva realizar um estudo da política de educação bilíngue para surdos na escola inclusiva com atendimento educacional especializado (AEE) na Região Metropolitana norte de Curitiba. Por meio de pesquisa de caráter qualitativo, será realizada revisão de literatura e pesquisa de textos legais que subsidiam a política educacional de inclusão para surdos nos municípios. De forma complementar, o levantamento de dados no campo de investigação, objetivará o mapeamento de matrículas de alunos surdos na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, além da identificação do perfil dos professores que atuam no AEE, por meio de aplicação de questionário bilíngue (libras e português). A partir dos resultados obtidos, pretendemos apresentar um panorama do atendimento educacional especializado na região, com base nas reflexões realizadas por autores ligados ao campo dos Estudos Surdos em Educação, buscando compreender o sentido da educação bilíngue em sua realidade concreta das escolas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Jefferson Diego de Jesus – Coordenador.
Educação bilíngue para surdos na escola inclusiva: um estudo do atendimento educacional especializado (aee) na regiao metropolitana sul de curitiba (2018 – atual)

Descrição: A década de 1990 tem como marco a mudança de concepção na educação dos surdos, baseada no reconhecimento da diferença linguística e cultural dessa comunidade. O direito à educação bilíngue, é consensual no campo das políticas educacionais, compreendendo o acesso à língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o aprendizado do português como segunda língua na modalidade escrita, para crianças e jovens surdos. A partir da oficialização da Lei de Libras e das diretrizes do Decreto Federal 5626/2005, a educação bilíngue tem sido incorporada nos principais textos legais de diretrizes para a educação nacional, destacando a Meta 4, Estratégia 4.7, do Plano Nacional de Educação (2014) que prevê a oferta em dois contextos educacionais: a escola/classe bilíngue para surdos e a escola inclusiva, por meio do atendimento educacional especializado (AEE). Dado esse cenário, e buscando contribuir para o debate e análise da qualidade das políticas educacionais para surdos, esse projeto objetiva realizar um estudo da política de educação bilíngue para surdos na escola inclusiva com atendimento educacional especializado (AEE) na Região Metropolitana Sul de Curitiba. Por meio de pesquisa de caráter qualitativo, será realizada revisão de literatura e pesquisa de textos legais que subsidiam a política educacional de inclusão para surdos nos municípios. De forma complementar, o levantamento de dados no campo de investigação, objetivará o mapeamento de matrículas de alunos surdos na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, além da identificação do perfil dos professores que atuam no AEE, por meio de aplicação de questionário bilíngue (libras e português). A partir dos resultados obtidos, pretendemos apresentar um panorama do atendimento educacional especializado na região, com base nas reflexões realizadas por autores ligados ao campo dos Estudos Surdos em Educação, buscando compreender o sentido da educação bilíngue em sua realidade concreta das escolas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Jefferson Diego de Jesus – Coordenador.

 

DANILO DA SILVA

Libras no museu: acessibilidade linguística e acesso à cultura para pessoas surdas (2017 – Atual)

Descrição: Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver estratégias para a difusão social da Libras no espaço museológico, contribuindo para a acessibilidade linguística, acesso à cultura e inclusão social de pessoas surdas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, pretende definir indicadores de acessibilidade linguística, por meio de questionário aplicado à comunidade surda da UFPR, para desenvolver projeto de intervenção no Museu Paranaense. Como produtos desenvolvidos pretende-se a produção de materiais visuais acessíveis em parte do acervo, fundamentados em uma concepção dialógica de linguagem e letramento acadêmico bilíngue, contribuindo para a difusão, circulação e visibilidade da Libras em espaços culturais da cidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Danilo da Silva – Integrante / Sueli Fernandes – Coordenador.
História dos Surdos: investigação e resgate da memória esquecida nos registros históricos ao longo do tempo (2016 – 2018)

Descrição: Este projeto de pesquisa se origina pela experiência como docente da disciplina de Fundamentos da Educação de Surdos, no curso de graduação em Letras-Libras, da Universidade Federal do Paraná. Percebe-se que há poucos referenciais brasileiros que debatem sobre história dos surdos. O trabalho tem como objetivo investigar e resgatar os registros históricos envolvendo as pessoas surdas ao longo do tempo. Está organizado em eixos temáticos: a) Surdos na linha do tempo (Antiguidade; Idade Média; Idade de Luzes, Congresso de Milão de 1880; Pós-Congresso de Milão); b) História dos Surdos no Brasil ( INES; memórias de pessoas surdas paranaenses, Feneis, escolas em Curitiba; Associações dos surdos de Curitiba e São José dos Pinhais; Surdos católicos no Paraná); c) História de judeus surdos; d) História dos Surdos no mundo; e) Biografia na história dos surdos; f) Artefatos Culturais. A abordagem metodológica adota terá caráter qualitativo que se realizará através de análise documental, com base em pesquisa bibliográfica em documentos, artigos científicos, dissertações, teses, livros, memórias, cartas, imagens, fotografia, vídeos e sites, entre outros. Além disso, também será realizada pesquisa de campo por meio de entrevistas e de visitação nos locais pesquisados. Os resultados permitirão conhecer e compreender a realidade do sujeito surdo que vive atualmente com conhecimento histórico do passado. Acreditamos que tais resultados contribuirão – experienciais vividas nas diferentes épocas e nos diferentes contextos ? para compreensão efetiva da identidade e da história do sujeito surdo. Espera-se com esse trabalho, auxiliar a prática docente de futuras disciplinas do curso de Letras-Libras como: Estudos Surdos I e II, bem como divulgar novos conhecimentos para área dos estudos surdos e para os estudantes de Letras-Libras e historiadores, professores de língua de sinais, professores bilíngues, tradutores intérpretes de Libras, profissionais da área e a sociedade de forma geral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Danilo da Silva – Coordenador / Angela de Fatima Girardi Stelmacki – Integrante / Luciano Canesso Dyniewicz – Integrante / Kleber de Peder Negrisoli – Integrante / Germano Weniger Spelling – Integrante.

 

DALTRO ROQUE CARVALHO DA SILVA JUNIOR

Glossário Libras? Criando um novo tema de? Literatura? (2017 – Atual)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rachel Sutton-Spence em 21/04/2018.

Descrição: Este projeto tem como objetivo criar um glossário em Libras de termos usados no campo acadêmico de literatura surda e sinalizada, e considerar os elementos mais teóricos sobre a criação dos termos e seus usos no campo de literatura. Especificamente, o projeto vai coletar sinais relacionados ao campo de literatura de diversas fontes (por exemplo, glossários do internet, vídeos de letras libras EaD) e fornecer as definições. Vai pensar não apenas nas traduções de termos literárias em português, mas sim nos termos relacionados especificamente ao campo de literatura em línguas de sinais. A análise dos sinais vai mostrar as fontes etimológicas, fonológicas e morfológicas dos sinais, e vai investigar as influências das línguas faladas sobre os sinais neste campo acadêmico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Daltro Roque Carvalho da Silva Junior – Integrante / Rachel Louise Sutton Spence – Coordenador / Fernanda de Araujo Machado – Integrante / Jaqueline Boldo – Integrante / Klícia Araujo do Campos – Integrante / Saulo Vieira – Integrante / Luana Marquezi – Integrante.
Estudos bibliográficos da linguística da libras: constituição de um corpus de textos acadêmicos produzidos no período de 2004 a 2015 (2016 – Atual)

Descrição: A presente pesquisa se trata de um estudo bibliográfico que tem como objetivo constituir um corpus de materiais impressos ou editados eletronicamente de pesquisas na área de linguística da Libras, publicados entre 2004 e 2015, para conhecer os resultados das pesquisas brasileiras quanto aos níveis fonológico, morfológico e sintático da Libras, no período mencionado. Para isso, mapearemos textos acadêmicos da área de linguística da Libras, publicados no período, para analisarmos os textos encontrados a fim de resumi-los e categorizá-los por nível linguístico. Além disso, organizaremos os dados em um banco de dados em ambiente on-line para que outros pesquisadores da área tenham acesso. Quanto à delimitação do período que abrange as publicações aqui investigadas, decidimos nos deter entre os anos de 2004 e 2015. A justificativa para isso é o fato de, no ano de 2004, ter sido publicado uma obra seminal na área de linguística da Libras em nosso país ? o livro ?Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos?, de Ronice Quadros e Lodenir Karnopp. Interessa-nos conhecer as contribuições dos autores da área para esse tema após as contribuições de Quadros e Karnopp (2004). O ano de 2015 foi escolhido como ano limite para as buscas porque se trata do ano anterior ao período em que esta pesquisa terá início, ou seja, 2016. Este tema de pesquisa justifica-se em função dos estudos linguísticos das línguas de sinais serem recentes no Brasil e necessitar de um levantamento de estado da arte, que contribua para os pesquisadores da área. Além disso, há uma grande visibilidade da Libras no Brasil, depois da criação da Lei 10.436, em 2002, e do decreto 5.626, que a regulamenta, em 2005. Houve a criação do curso de Letras Libras na UFSC e, posteriormente, a expansão desses cursos em todo o Brasil, bem como dos programas de pós-graduação que investigam a língua de sinais. Estes fatos corroboram para a importância desse estudo bibliográfico proposto, visto que muitos estudos têm sido produzidos e é importante catalogá-los e torná-los mais acessíveis aos alunos e pesquisadores da área..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daltro Roque Carvalho da Silva Junior – Coordenador / Aline nunes de Sousa – Integrante / Janine Soares de Oliveira – Integrante / Aline Lemos Pizzio – Integrante.

 

DAIANE FERREIRA

Inventário da Libras na UFPR: Aspectos Linguísticos, Sociais e Culturais (2016 – Atual)

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo criar um inventário da língua brasileira de sinais brasileira (Libras), uma vez que, em nível nacional, um inventário constitui-se em um instrumento de identificação, reconhecimento, valorização e promoção da língua materna dos surdos. Para atender o objetivo da investigação serão descritos os sinais utilizados na região de Curitiba, em especial, os sinais veiculados na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A fundamentação de base para criação e descrição do inventário serão a Terminologia e a Sociolinguística. Trata-se de uma área de conhecimento da Linguística que se ocupa em estudar as diversidades da língua, dentro de uma estrutura social, a essas diferenças dá-se o nome de variedades linguísticas. A metodologia utilizada será de natureza quantitativa e exploratória por priorizar em um primeiro momento os acervos bibliográficos e documentais disponível na UFPR; as publicações referentes a Libras disponíveis nestas e outras comunidades e em um segundo momento, realizar entrevistas estruturados e semiestruturados (gravação em vídeo) com os usuários investigados. Os critérios de análise levarão em consideração os critérios sociolinguísticos constantes da metodologia variacionista, segundo a proposta laboviana. Com a criação e divulgação do inventário, como resultado de pesquisa, objetiva-se salvaguardar o patrimônio linguístico e cultural dos usuários de Libras em Curitiba (PR), procurando destacar as variedades linguísticas, modos de uso, o perfil dos seus usuários e o mapeamento da zona de circulação investigada. Além disso, os sinais descritos se constituirão em corpus linguísticos, ficando disponível para a comunidade científica e acadêmica abrindo a possibilidade de desenvolvimento de outras pesquisas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Daiane Ferreira – Coordenador / Kelly Priscilla Lóddo Cezar – Integrante.

 

CLOVIS BATISTA DE SOUZA

O uso das novas tecnologias para surdos no ensino (2017 – Atual)

Descrição: O presente projeto institucional tem por objetivo evidenciar ?como? as novas tecnologias auxiliam na educação de surdos, bem como os surdos no ensino. A principal característica do projeto é sua aplicação interdisciplinar. Para atingir os objetivos da pesquisa confluenciarei as seguintes teorias: A) educação a distância e a Ead, B) gêneros digitais; C) educação bilíngue dos surdos e formação de professores. A pesquisa está organizada três grandes eixos: 1) Criação e uso de ambientes virtuais que privilegiem o processo de formação de professores nas plataformas disponíveis pela UFPR; 2) Criação e divulgação de espaços comum virtual que possibilite o diálogo de disciplinas do curso de licenciatura Letras Libras e 3) Criação de Espaços virtuais específicos com o objetivo de complementar a formação docente – licenciaturas e bacharelados. Para atingir o objetivo da pesquisa a metodologia terá como base conceitual os princípios de criação de sequências didáticas desenvolvida pela teoria dos gêneros textuais. A intenção maior é apresentar resultados que façam uso de ambientes virtuais; recursos online que auxiliem no processo ensino-aprendizagem tendo como foco as visualidade promovida por estes recursos. Dessa forma, a hipótese norteadora é que as novas tecnologias auxiliem tanto na elaboração de materiais didáticos quanto no processo ensino-aprendizagem dos surdos que estão imersos no ensino superior, uma vez que os a visualidade é o aspecto mais evidente nas línguas sinalizadas. Dessa forma, a proposta geral de investigação visa contribuir com a elaboração de materiais em plataforma inclusivas pelo ambiente virtual que aplicar a proposta nas atividades desenvolvidas nos ambientes educacionais para surdos e professores que utilizamos a formação de professores. A intenção é articular as principais abordagens do ensino em novas tecnologias por meio construção as teorias linguísticas sobre o processo de aprendizagem de uma língua visual-espacial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Clovis Batista de Souza – Coordenador / Kelly Priscilla Lóddo Cezar – Integrante.

 

BRENNO BARROS DOUETTES

Produção acadêmica em Libras – vídeos como sistema de registro e divulgação científica na UFPR (2018 – Atual)

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo apresentar proposta para a elaboração de trabalhos acadêmicos adaptados por vídeo em Libras para a biblioteca da UFPR e para os trabalhos científicos desenvolvidos no curso de Letras Libras da UFPR..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Brenno Barros Douettes – Coordenador.

 

ANDRÉ NOGUEIRA XAVIER

A libras à luz da linguística cognitive (2017 – Atual)

Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar, por meio de dados da língua brasileira de sinais (libras), a iconicidade linguística. Especificamente, através deste projeto, objetiva-se, analisar o processo de criação de itens lexicais icônicos a partir de uma perspectiva cognitivista..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Nogueira Xavier – Coordenador / Thyago Santos – Integrante.
A variação fonético-fonológica na libras (2016 – Atual)

Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva investigar a variabilidade e a estabilidade na realização de itens lexicais da língua brasileira de sinais, libras. Precisamente, ele tem como objetivo descrever e analisar as formas como a realização de sinais da libras pode variar, bem como os aspectos articulatórios que se mantêm constantes em todas as suas variantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: André Nogueira Xavier – Coordenador / Elisane Alecrim – Integrante / Thiago Hubie – Integrante / Thiago dos Santos – Integrante.