O CONGRESSO DE MILÃO

PROJETO: HQ O CONGRESSO DE MILÃO
Modalidade:
 Programa de Iniciação Científica (PIBIC) 2017-2018
Coordenadora: Profa. Dra. Kelly Priscilla Lóddo Cezar
Bolsista: Luiz Gustavo Paulino de Almeida

Descrição: Essa HQ bilíngue para surdos retrata a opressão sofrida mundialmente pela comunidade surda desde que o “Congresso de Milão” (1880-1980) proibiu as línguas de sinais. O personagem Marcelo, surdo sinalizante de língua brasileira de sinais (libras), demonstra, na atualidade, que a forma de conceber o mundo está nos olhos de quem vê e evidencia a dificuldade de comunicação pela modalidade oral (línguas dominantes). No entanto, encontra em um shopping uma colega ouvinte que se comunica em libras e o direciona para uma palestra que irá contar sobre esse período de opressão. O personagem adentra a época narrada e perpassa as principais épocas históricas até  retornar aos tempos atuais, finalizando com o destaque e a importância de se comunicar pela língua de sinais, visto que é por meio dela que a comunidade surda tem o conhecimento em suas mãos.
A HQ criada é resultado do projeto de iniciação científica intitulado “Criação da HQ para história de surdos” contada por meio do gênerotextual História em Quadrinhos (HQs). O o gênero textual HQ foi selecionado em razão de seus aspectos visuais irem ao encontro dos aspectos visuais das línguas de sinaistornando a forma de contar a história da educação de surdos em uma forma mais próxima dosaspectos linguísticos da língua de sinais. A proposta de investigação visa contribuir com aelaboração de materiais para com o professor obter uma alternativa de sequência didática bilíngue capazde auxiliar na aprendizagem dos surdos – formação de professores. Os resultados evidenciamque a criação da HQ se refere a um veículo didático pedagógico com diferentes fins, tais como: a)abordagem da história de surdos, b) sequências didáticas para o ensino de línguas; c)aproveitamento de leitura com base em imagens e desenhos, d) ensino de arte, bem como osartefatos culturais. As HQs podem ser utilizadas como um recurso interdisciplinar, visto que ascontribuições desse gênero textual são muitas, em especial, para o ensino de línguas. Utilizá-latanto para transmissão de um período histórico dos surdos no mundo em aulas de história comotambém pelas características das histórias em quadrinhos.Palavras-chave: História em quadrinhos, libras, linguística aplicada.